A sala de aula em 2012


*Texto  feito  para atividade avaliativa da formação de mediadores do UCA, 
promovido pela PUCMINAS

          A professora entra na sala de aula. Os alunos estão em pé, conversando e até gritando. A troca de professores ainda existe no ensino e domar trinta adolescentes nesse curto espaço de tempo é missão impossível até para uma super nany. Mas adultos maduros já reconhecem que alunos são humanos e não bichos domesticáveis que devem ser domados.
          E ela, ser humano que é, não se incomoda com o que os outros professores chama de bagunça e indisciplina, pois confia em outros seres humanos (alunos), ela sabe que quando for a hora certa de concentrar, concentrarão. De maneira natural ela chega à mesa principal, ainda destacada à frente e no canto oposto à porta, dispõe seus materiais: netbook, livros didáticos, cadernos, dicionários e estojo. Deseja bom dia à classe enquanto abre e liga o seu netbook. A esta hora a classe já está se organizando e diminuindo a agitação. Dirige-se ao centro da sala e pede:
        - Peguem seus PC´s, por favor, pois precisamos organizar o blog. Algumas pessoas não reorganizaram seus escritos e está faltando um detalhe no estudo da sintaxe no texto proposto na aula passada.
                Atenciosamente, os alunos que ainda não estavam conectados começam a ligar seus netbooks. Um grupo se formou no canto direito. Ela anda pela sala com o PC em mãos e vai ver o que está acontecendo no grupo. Os alunos estão rindo e vendo no Orkut fotos de um perfil fake criando exclusivamente para promover bullying a uma aluna do sexto ano. Ao notarem a presença da professora, os alunos tentam disfarçar e diminuem a tela do navegador em questão. O menos ruim é que o blog da turma já está aberto e logado. Gentilmente ela pede que eles desfaçam o login do Orkut e se atentem à aula. Pedindo-se de forma educada, a reação é imediata. O século XXI chegou, mas as relações humanas ainda são misteres.
                 A aula prossegue como o planejado: os alunos que já haviam realizado a atividade ajuntam-se aos que ainda não a fizeram, todos terminam. A professora auxilia, explica, reformula conceitos e resumos na lousa e indica as abas corretas que devem acessar para tentarem resolver por si mesmos as dúvidas.
Acabaram as atividades do blog, deixaram em modo de espera os netbooks para darem sequência ao material didático impresso, apenas uma revisão do que já foi passado por vídeos e no blog.
Como a atividade virtual demorou mais que uma aula, e as atividades do livro didático resolvidas com agitação, a professora resolve passar no quadro negro o roteiro da tarefa e próximas atividades. Os escritos não devem ser obrigatoriamente copiados no caderno, é preferível que prestem atenção e se quiserem, depois, podem anotar ou no caderno ou na pasta RELATÓRIO que se completa vale pontos na avaliação final do bimestre.
            - As atividades da tarefa estarão disponíveis no blog ainda hoje. Responder nos comentários depois de ler o texto linkado na postagem e assistirem ao vídeo.
O sinal soa, acabou a aula. Antes de sair da sala, a professora escreve em seu caderno de planejamentos: reformular a tarefa, o vídeo e texto para análise devem conter o assunto bullying. Daqui dois dias ao entrar na sala ela não usará o PC e sim uma roda na quadra onde todos debaterão o tema proposto e necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paródia - BOM SENSO ♥

Conversa de amigas 2